Give your website a premium touchup with these free WordPress themes using responsive design, seo friendly designs www.bigtheme.net/wordpress

O que é Neuropsicologia?

A Neuropsicologia é uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Sua principal área de atuação é na compreensão de como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo que afeta o sistema nervoso, pode causar déficits (alterações) em diversas áreas do comportamento e da cognição humana.

Em outras palavras, a neuropsicologia atua mais frequentemente no estudo das funções mentais superiores, sem deixar de estudar áreas como agressividade, sexualidade, que tradicionalmente são investigadas por abordagens fisiológicas e biológicas (neurobiologia, neurofisiologia, psicofisiologia, psicobiologia). Desse modo, a neuropsicologia compõe fortemente o campo das neurociências, com ênfase na neurociência cognitiva.

neuropsicologia.jpg

Como é realizada a Avaliação Neuropsicológica e Psicológica?

O neuropsicólogo irá realizar uma entrevista inicial com a pessoa e/ou seus responsáveis para compreender a queixa principal e colher informações relevantes para a avaliação. A partir disso, serão marcados alguns encontros (em torno de cinco, dependendo de cada caso) para uso de técnicas e instrumentos que possam ampliar a visão do profissional sobre a pessoa.

As áreas comumente investigadas são: capacidade intelectual, atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, velocidade de processamento, controle mental, flexibilidade mental, planejamento, tomada de decisões, habilidades visuoconstrutivas, habilidades visuo-espaciais e funções motoras.

Finalizada esta etapa, o neuropsicólogo irá reunir as informações, analisá-las e fará uma devolutiva com o paciente e/ou responsáveis. Ou seja, irá passar os resultados desta avaliação, bem como possível(is) diagnóstico(s) e qual(is) a(s) melhor(es) intervenção(ões) no momento.

Quem pode se beneficiar?

A Avaliação Neuropsicológica e Psicológica podem ser realizadas em crianças, adultos e idosos. Geralmente, as queixas ou diagnósticos mais comuns, que necessitam desse tipo de avaliação são:

– Dificuldades na aprendizagem escolar
– Alterações comportamentais
– Problemas de atenção, concentração e/ou compreensão
– Dificuldade de memória
– Epilepsia
– Transtornos de humor (ex: depressão, bipolar) e de ansiedade (ex: TOC, fobias, ansiedade generalizada)
– Quadros demenciais (ex: Alzheimer, DFT)
– Esquizofrenia e outros transtornos psiquiátricos
– Transtornos do desenvolvimento
– Déficit cognitivo pós lesões cerebrais decorrentes de traumatismos, pós Acidente Vascular Cerebral (AVC), pós tumores, pós meningo-encefalites, associado ao alcoolismo e/ou às drogas, entre outras doenças neurodegenerativas;
– Deficiência intelectual.

Observação: No final do processo, o neuropsicólogo entregará um documento escrito ao solicitante, que constará os dados da avaliação. Esse procedimento facilita o intercâmbio com outros profissionais e/ou escola.