É comum ouvir relatos de pais cujos filhos são diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) a respeito da pouca melhora dos sintomas, mesmo após o uso de medicação. O que é comum também é descobrir que muitas vezes essas crianças não fazem psicoterapia, assim como os pais não contam com orientações sobre como lidar com a doença de seus filhos e escola não está envolvida no tratamento.
A medicação sozinha não resolve todas as questões envolvidas no TDAH. Sem o apoio psicológico ou até mesmo pedagógico, não é possível dar a criança ou ao adolescente as ferramentas necessárias para uma melhora no quadro do transtorno e, consequentemente, uma vida mais plena.
O TDAH afeta diretamente algumas habilidades, como concentração, memória, organização e controle dos impulsos. Como consequência, essas crianças apresentam problemas comportamentais, falta de organização, planejamento e baixo rendimento escolar. A psicoterapia comportamental contribui muito nessas questões, além de ter um efeito mais duradouro que a medicação.
Hoje, uma das terapias mais indicadas para o tratamento do TDAH é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Estudos mostram que a TCC apresenta resultados significativos no tratamento do TDAH, com impacto direto na mudança de comportamentos não adequados, aumento da capacidade de organização, melhora no desempenho escolar, além de facilitar a adaptação social e o relacionamento com a família.
São realizadas sessões estruturadas, tanto com a criança quanto com a família e, se possível, também com a escola. Para os pais, as sessões são focadas na educação sobre o TDAH para ajudá-los a entender o funcionamento da criança e como eles podem contribuir na terapêutica. Para as crianças, as sessões são focadas na organização, planejamento das atividades e mudança de comportamentos inadequados.
Podemos dizer que o principal objetivo da TCC é aumentar a frequência de comportamentos bons despertando o interesse da criança em manter boas relações com os pais, amigos e educadores em troca de consequências positivas, ou seja, de recompensas. Além disso, com a melhora comportamental, a criança tem a possibilidade de modificar a visão negativa de si e das outras pessoas, tornando-se mais segura e autoconfiante. Vemos que os comportamentos inadequados diminuem de forma significativa durante a terapia, assim como há melhora do desempenho escolar e também das relações interpessoais, porque ensinamos técnicas e estratégias que auxiliam as crianças e adolescentes em suas dificuldades.
Embora o acompanhamento do TDAH deva ser periódico, o lado positivo da TCC é que ela é uma terapia que tem começo, meio e fim e os resultados podem ser mais rápidos, o que incentiva a criança e até os pais a participarem. Depois do término, quando necessário, são realizadas sessões de manutenção.
A dica para os pais é jamais desistir dos filhos, por maior que pareça o problema, sempre há uma solução. O conhecimento sobre o TDAH é fundamental para que os pais entendam que não se trata de uma criança com mau comportamento e sim de um cérebro que funciona de modo diferente, mas mesmo assim continua sendo incrível como todos os outros, basta entendê-lo para explorar todo o seu potencial.