Objetivo é disseminar o conhecimento sobre os sinais do autismo para que os educadores possam contribuir com os pais e médicos no diagnóstico precoce
No próximo dia 5 de abril, a NeuroKinder, clínica voltada ao desenvolvimento infantil, irá realizar o workshop: O educador como peça-chave no diagnóstico precoce do autismo. O evento acontece em abril, em São Paulo, em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2. É voltado para professores do ensino infantil ao fundamental e será gratuito.
Para Dra. Karina Weinmann, neuropediatra e cofundadora da NeuroKinder, os professores, principalmente os da educação infantil, têm um papel crucial no diagnóstico do autismo. “A divulgação cada vez mais frequente sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem ajudado a aumentar os diagnósticos em crianças menores. Isso é importante porque possibilita a intervenção precoce, fundamental para explorar todo o potencial do desenvolvimento neurocognitivo na primeira infância, o que oferece a essas crianças uma melhor qualidade de vida e oportunidades para se adaptar socialmente”, explica a médica, que está coordenando o curso.
O evento é voltado para os professores da educação infantil, principalmente, porque é nessa fase que os sinais precoces ficam mais evidentes, segundo Ana Carolina Pacheco, fonoaudióloga especializada em TEA, que atua na Neurokinder. “Hoje em dia, as crianças costumam ficar na escola em período integral, principalmente os menores. Quem acompanha essa criança no dia a dia, por mais tempo, é o professor. Ele pode perceber se a criança está dentro dos marcos esperados, principalmente quando falamos de fala, por exemplo, já que o atraso na fala é um dos principais sinais do autismo”, explica Ana.
Workshop: O educador como peça-chave no diagnóstico precoce do autismo
Data: 5 de abril de 2017
Local: Auditório NeuroKinder – Cuidados Infantis
R. Borges Lagoa, 1080 – Vila Clementino
Horário: 18h30 às 22h
Inscrições gratuitas- Vagas limitadas
Inscrições pelo e-mail: cursos@neurokinder.com.br
Programação
- Aspectos precoces da díade do autismo no dia a dia escolar- Dra. Karina Weinmann – Neuropediatra
- Comunicação verbal e não verbal: o que é esperado e os sinais de alerta no ambiente escolar- Ana Carolina Pacheco- Fonoaudióloga
- Sinais precoces de atraso motor: o que são e como comunicar os pais – Bruna Mazetto – Terapeuta Ocupacional
- O papel da educação dos pais e professores no manejo do autismo- Marta Uber – Psicóloga e Neuropsicóloga
Boa noite. Não atuo na Educação Infantil, (atualmente leciono no Ensino Fundamental II e Ensino Médio), mas gostaria de realizar o curso. Eu posso me inscrever para ele?
Olá Cleiton, bom dia!
Você poderia sim se inscrever, mas nesse momento as vagas estão esgotadas. Continue seguindo nossos canais, pois em breve faremos outros cursos.
Obrigada
Equipe NeuroKinder